A devoção a Nossa Senhora da Conceição é bastante marcante no Brasil. Aproximadamente 31 cidades trazem esse título. Cerca de 553 paróquias são a ela dedicadas.
Essa invocação refere-se ao dogma da Imaculada Conceição de Maria, que foi definido pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854. Essa verdade de fé ensina que ela foi concebida livre do pecado original.
Mesmo antes do dogma, a Igreja introduziu, em 1476, no calendário romano, por iniciativa do Papa Sisto IV, a festa da Imaculada Conceição de Maria, a ser celebrada em 8 de dezembro.
Em Portugal, a devoção a Nossa Senhora da Conceição fez parte integrante do povo. Seu culto foi oficializado por D. João IV, o primeiro rei da dinastia de Bragança, o qual foi aclamado rei em 1° de dezembro de 1640, ocasião em que começava a oitava da festa da Imaculada Conceição.
Em 1646, tendo a aprovação das Cortes de Lisboa, o rei dedicou a Nossa Senhora da Conceição o Reino de Portugal.
A festa da Imaculada Conceição de Maria passou a ser oficial e obrigatória em Portugal e em suas colônias.
Nossa Senhora da Conceição, também chamada Imaculada Conceição, representa Maria que está sobre o globo terrestre e esmaga uma cobra.
Com túnica branca e manto azul, ela está de mãos juntas, em postura de oração. Tem cabelos longos caídos sobre os ombros. Geralmente sob os seus pés há um crescente de lua.