Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora da Piedade retrata o momento em que Maria recebeu em seus braços seu filho morto, Jesus Cristo, após sua descida da cruz, no Calvário. E também denominada como a Virgem Dolorosa.


A representação de Nossa Senhora da Piedade é muito difundida em todo o mundo. Há várias obras dela retratadas na arte cristã. A mais famosa é a Pietá de Michelangelo.


A devoção a Nossa Senhora da Piedade data do século X, em Portugal. A mais antiga representação que se conhece foi pintada em madeira, encontrando-se em uma das capelas do claustro da Catedral de Lisboa. De acordo com a tradição, ela pertencia a uma irmandade existente no século X, que se dedicava a enterrar os mortos, acompanhar os condenados até a execução da pena e visitar os prisioneiros.


A devoção teve plena propagação não só em Portugal, mas também em outros países. No Brasil faz parte da piedade do povo. Foi acolhida principalmente no Estado de Minas Gerais, em Barbacena; no Estado de São Paulo, em que é padroeira da cidade de Lorena; e no Estado do Rio de Janeiro.


Há 73 igrejas no Brasil dedicadas a Nossa Senhora da Pie-dade. Há o célebre Santuário localizado na Serra da Piedade, próximo de Caeté, MG. Em 1958, o Papa João XXIII (1858-
1963) a proclamou como protetora geral dos mineiros. Em 31 de julho de 1960, ela foi declarada, oficialmente, padroeira do
Estado de Minas Gerais.