Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nossa Senhora do Bom Sucesso representa Maria com o menino Jesus, que se encontra deitado em seus braços. Seu filho, um recém-nascido, cuja cabeça traz uma coroa, está despido.


No século XVII, em Lisboa, Portugal, Eyria de Brito, mulher ilustre e virtuosa, filha de João de Brito e de Antônia de Aray, casou-se, aos 14 anos, com Diogo Forjas Pereira, conde de Feira. Enviuvando aos 18 anos, casou-se novamente com o primeiro conde de Atalaya, Dom Francisco Manoel.


Eyria era muito devoto da Virgem Maria, aspirando a ter uma imagem sua. Certo dia, um peregrino desconhecido deixou em sua casa uma imagem mariana e não buscou mais. Ignorando sua invocação, ela a colocou em seu oratório, onde participava da missa.


Após a condessa fundar o convento, as religiosas dominicanas puseram o menino nos braços da imagem. Conferiram-lhe o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso, por revelação que teve uma religiosa. Tornou-se a patrona da casa.


Sua devoção foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Atualmente há 17 igrejas dedicadas a Nossa Senhora do Bom Sucesso.


Inicialmente, Nossa Senhora do Bom Sucesso era invoca-da pelos devotos para auxiliá-los na boa morte, intercedendo à salvação eterna deles.

Posteriormente, passaram a suplicar-lhe também êxito no parto e no progresso material, como o socorro nos momentos cruciais da doença.