Nossa Senhora da Paz

Nossa Senhora da Paz

O culto a Nossa Senhora da Paz apareceu no século XI em Toledo, na Espanha.


Toledo, antiga colônia romana evangelizada no início da era cristã e um dos maiores centros religiosos da Península ibérica, possuía uma famosa catedral dedicada à Virgem Maria, muito venerada pelo povo. De acordo com a tradição, a Mãe de Jesus havia aparecido ali várias vezes ao arcebispo Santo Ildefonso.

 

Quando Toledo foi conquistada pelos mouros muçulmanos, sua catedral foi transformada em mesquita. Em 1085, o rei da Espanha, Afonso VI, recuperou a cidade em renhida batalha comandada pelo célebre herói El Cid Campeador. O monarca fez um acordo com os mouros garantindo-lhes a permanência da antiga catedral como mesquita.

 

Apoiados pela rainha Dona Constança e pelo Arcebispo Dom Bernardo, os cristãos conseguiram convencer o rei a retomar a catedral, selando a paz com os mouros.

 

Depois da reconciliação, houve uma procissão que entrou triunfante na cidade e, dirigindo-se à catedral, rendeu ação de graças à Virgem Maria por haver trazido, por sua intercessão, a paz a Toledo. Para comemorar esse fato histórico, foi instituída a festa de Nossa Senhora da Paz, celebrada em 9 de julho.

Em 5 de maio de 1917, o Papa Bento XV (1914-1922) introduziu na Ladainha Lauretana a invocação "Rainha da Paz”.