Nossa Senhora de Medjugorje constitui uma invocação do século XX, surgida de uma aparição mariana.
A Virgem Maria aparece desde 24 de junho de 1981 para seis jovens, quatro meninas e dois rapazes, em Medjugorje, Bósnia Herzegovina, antiga lugostavia.
Desde a década de 80 a Mãe de Deus já apareceu diversas vezes para eles. Por duas vezes, houve aparições para outras pessoas: peregrinos, paroquianos e um padre que estavam no santuário.
Em suas aparições, a Mãe de Deus se revela como uma jovem belíssima, com 20 anos de idade. Apresenta-se sobre uma nuvem, acima do chão, usando um vestido de cor cinza-argento. Rodeada com um círculo de 12 estrelas, sua cabeça é coberta por um véu branco, que cai até os pés. Seus cabelos são pretos.
Seu rosto é róseo, com boca pequena e olhos azuis.
Uma grande luz vem antes da aparição da Virgem Maria, perdurando um instante depois de desaparecer. Sua voz é doce harmoniosa. Os videntes escutam a comunicação em croato, a sua língua.
As mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje têm surtido bons frutos, ajudando na renovação crista dos devotos. Ela arece com o título de Rainha da Paz, convidando os homens para a paz e o amor, a conversão a Deus, a prática da oração, jejum, a meditação da Sagrada Escritura e a participação nos sacramentos, especialmente na Eucaristia e na Reconciliação.